Canal • Saúde

ACORDAR, TRABALHAR, COMPRAR E DORMIR


Publicado: 30/05/2012 09:23
Matéria Lida: 2263 Vezes

 


* Lícia Ledss Santos da Cunha

 


Esta coluna inicia seu trabalho com a reflexão sobre a manutenção do equilíbrio psíquico diante das pressões modernas de trabalho, sucesso profissional, formação continuada e manutenção do poder aquisitivo associado ao conforto proporcionado pela contrapartida do trabalho: o salário. A proposta de pensar sobre saúde e bem-estar surge como tentativa de ressignificar o sofrimento do homem no seu cotidiano, ou seja: trata-se de uma tentativa de elaborar o estresse, a ansiedade e a angústia que se apresentam como lugar comum na sociedade. Assim, caberá aqui um ensaio sobre as possibilidades de respostas para a pergunta: como se manter saudável em meio às pressões e à escassez de tempo?

 


Fala-se por aí que a rotina do homem é se levantar, trabalhar, comprar e dormir. E para manter este costume os homens se dão ao trabalho árduo e à manutenção dele, uma vez que também são comuns os discursos sobre a diminuição dos postos de trabalho. E neste contexto é que o desemprego tem estado associado à ansiedade, pois pelo trabalho se come, se bebe, se mora e até se sonha com um carro, uma casa, um passeio, um curso, uma faculdade, uma roupa, uma festa, etc.

 


Sob a sombra da possibilidade do desemprego as pessoas tem trabalhado mais e por mais tempo, vide as longas jornadas, os diversos trabalhos, bicos e plantões, sob o argumento de que se deve ser bom no que faz e ter disponibilidade para tais atividades. Presta-se os melhores serviços, mas fica aqui outra pergunta: presta-se serviços para si mesmo? Não, não há tempo para uma caminhada ao final do dia, tão pouco para um almoço saudável. E quando se acredita que a noite se poderia pensar numa atividade de lazer ou de descanso, homens e mulheres se colocam dentro de salas de aula para agregarem mais um título aos seus currículos. Graduação, cursos diversos, especializações, mestrado e doutorado tomam o tempo.

 


Portanto, fica aqui registrada a necessidade do homem em trabalhar, prover seu  sustento, ter sucesso profissional e ter um emprego, mas que estes anseios não se sobreponham à necessidade deste mesmo homem separar um tempo para si, de cuidar de si, de pensar sobre sua vida, de planejar uma viagem, de separar um dia para fazer nada e descansar. E para isto se pode dormir, pois durante a noite a melatonina, o conhecido hormônio do crescimento, restabelece o equilíbrio orgânico para os adultos. Então, fica a dica: dormir para se equilibrar e planejar os dias além do acordar, trabalhar, comprar e dormir.

 


* Psicóloga e Professora - licialedsscunha@gmail.com

 


Clínica Anna Angélica - Rua José Bonifácio, nº 259 Centro – Barreiras – BA
Tel.: 77-36123581/99267303

 
Comentários


Comente esta notícia
Comentário:*

Comentários de no máximo 300 caracteres.



Informe o código de segurança acima:
Slideshow Image 1 Slideshow Image 1






Slideshow Image 2 Slideshow Image 2


 



Classificados
Oferta de emprego
AÇOUGUEIRO Experiência; CAMAREIRA, Sexo:Feminino; Experiência em hotelaria. INSTRUTOR DE INFORMÁTICA, Ambos os sexos;
Vende-se dois lotes no Alphaville
Vende-se dois lotes juntos no Loteamento Alphaville, em Barreiras, medindo 500m²
Vende-se uma casa no Bandeirante
Casa (Sobrado), com ótimo acabamento em porcelanato e mármore, 300 m² de área construída, com 04 quartos
Vende-se duas casas em Barreiras
Vende-se 04 casas próximo a Tratomec (Loteamento Rio Grande) em Barreiras, com 02 dormitórios, sala, cozinha, banheiro...
Oferta de emprego
Mecânico Industrial com conhecimento em informática e disponibilidade de viagens, habilitado na categoria B.
Notícias mais lidas da semana

Colunistas
Não confundir alhos com bugalhos

Por: Vinícius Lena
PERIGO NA UCRÂNIA

Por: Ronaldo Lupinacci
Receita para ter sempre razão

Por: Humberto Pinho
Falta de energia. Cerebral.

Por: Sérgio Fonseca
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br