Canal • Desenvolvimento regional

Mais de duas mil pessoas do Cinturão Verde de Barreiras recebem água de qualidade


Publicado: 30/05/2012 12:50
Matéria Lida: 1987 Vezes

 


Fonte Dircom Barreiras

 


Manhã de festa para os moradores da comunidade de Bezerro e de outras 12 localidades do chamado Cinturão Verde, a 15 km da sede de Barreiras. A prefeita Jusmari Oliveira recebeu, nesta terça-feira, 29, o governador Jaques Wagner e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro para a inauguração do sistema integrado de abastecimento de água do município. Participaram ainda da solenidade o secretário de meio ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, o deputado federal, Oziel Oliveira, a deputada estadual Kelly Magalhães, e outras autoridades estaduais e municipais.

 


“Sei bem o que é carregar uma lata d’água na cabeça. Também sou da zona rural. Por isso, lutamos tanto para que essas famílias fossem beneficiadas com essa obra. É a primeira vez na história de Barreiras que um governador vem para a zona rural. Nos 121 anos de Barreiras finalmente as famílias do Cinturão Verde terão água encanada e de qualidade em casa. Hoje é um dia histórico para Barreiras”, disse emocionada, a prefeita Jusmari Oliveira.

 

Com o sistema de abastecimento o uso de água potável para o banho, preparo da comida, entre outros afazeres domésticos passa a fazer parte da rotina das mais de duas mil pessoas que vivem nas 13 localidades que compõem o Cinturão Verde. Até então, estas pessoas precisavam se deslocar em carroças até o centro de Barreiras para abastecer os recipientes com água.

 

Outra alternativa era esperar os caminhões pipas enviados pela Prefeitura chegarem até as casas para encher os reservatórios. A única água disponível nas comunidades era salobra.

 

“É muito bom ver que em Barreiras a parceria entre os governos estadual e municipal se fortalece a cada dia. Acompanhei a luta da prefeita Jusmari para trazer água de qualidade  para as comunidades do Cinturão Verde. A prefeita não mediu esforços junto ao governador Jaques Wagner e contou também com o nosso apoio. Valorizar o homem do campo é sem dúvida um dos seus principais compromissos”, afirmou o deputado federal Oziel Oliveira.

 

Esgotamento sanitário

 

A obra, executada pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), integra o programa estadual Água Para Todos e custou R$ 1,4 milhão ao erário estadual. “Este sistema de água é uma obra fundamental, que promove justiça social para estas comunidades. O Estado também está investindo R$ 90 milhões na implantação de sistema de esgotamento sanitário em toda a cidade de Barreiras”, afirmou Cícero Monteiro.

 

A água é captada de uma derivação da adutora de água tratada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro de Boa Sorte, e conduzida por um sistema adutor, com 22 quilômetros de extensão.

 

O sistema integrado de abastecimento também inclui duas estações elevatórias de água tratada, uma estação de tratamento com casa de cloração, onde a água é desinfetada, e um reservatório, com capacidade para armazenar 80 metros cúbicos de água, além de 472 ligações domiciliares instaladas.

 

Segundo o governador, “o programa Água Para Todos, que também inspirou o programa de mesmo nome no governo federal, tem ajudado a resolver o problema da sede na Bahia. Nosso povo não está sofrendo mais com esta seca, que já é a mais severa dos últimos 50 anos, graças a programas como este e o Bolsa Família”.

 

Localidades atendidas: Baixão, Canabrava, Boqueirão do Rodrigues, Boqueirão do Justino, Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, Palmeiras, Correio, Brejo Novo, Bom Jesus, Barra da Água Vermelha e Tabua da Água Vermelha.

 

 
Comentários


Comente esta notícia
Comentário:*

Comentários de no máximo 300 caracteres.



Informe o código de segurança acima:
Slideshow Image 1 Slideshow Image 1






Slideshow Image 2 Slideshow Image 2


 



Classificados
Oferta de emprego
AÇOUGUEIRO Experiência; CAMAREIRA, Sexo:Feminino; Experiência em hotelaria. INSTRUTOR DE INFORMÁTICA, Ambos os sexos;
Vende-se dois lotes no Alphaville
Vende-se dois lotes juntos no Loteamento Alphaville, em Barreiras, medindo 500m²
Vende-se uma casa no Bandeirante
Casa (Sobrado), com ótimo acabamento em porcelanato e mármore, 300 m² de área construída, com 04 quartos
Vende-se duas casas em Barreiras
Vende-se 04 casas próximo a Tratomec (Loteamento Rio Grande) em Barreiras, com 02 dormitórios, sala, cozinha, banheiro...
Oferta de emprego
Mecânico Industrial com conhecimento em informática e disponibilidade de viagens, habilitado na categoria B.
Notícias mais lidas da semana

Colunistas
Não confundir alhos com bugalhos

Por: Vinícius Lena
PERIGO NA UCRÂNIA

Por: Ronaldo Lupinacci
Receita para ter sempre razão

Por: Humberto Pinho
Falta de energia. Cerebral.

Por: Sérgio Fonseca
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br