Buscar notícia: Filtrar: período de: até

Irmãos Ribeiro: 36 anos de sucesso

Publicada em: 21/12/2008

Publicada em 21-12-08 às 08h45
Texto e fotos Eduardo Lena

Composto por um parque gráfico, três papelarias, uma loja de embalagens e produtos para sorveteria e uma fábrica de embalagens plásticas, o Grupo Irmãos Ribeiro completou, em 2008, 36 anos de superação, vitórias e conquistas, comprovando ser um dos mais sólidos empreendimentos empresariais do Oeste da Bahia.

Para marcar significativa data, o Grupo Irmãos Ribeiro, capitaneados pelo primogênito Balbino Ribeiro Filho, sócio fundador da empresa, realizaram na noite de sexta-feira, 19, um evento comemorativo no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL).

Na oportunidade foi realizada uma palestra motivacional, ministrada pela pedagoga Giovanna Meireles, com o tema: “A importância de descobrir o talento de cada um”. Houve também o lançamento de campanha de volta às aulas das papelarias do grupo e uma homenagem a oito funcionários destaques que ajudaram a edificar o conglomerado Irmãos Ribeiro. No final, um grande coquetel de confraternização foi oferecido aos parceiros.

Segundo Balbino Ribeiro, o sonho de montar um negócio próprio começou quando ele participou da construção da BR 242, que liga Barreiras a Salvador. “Juntei um dinheirinho e vim para Barreiras, e, no ano de 1972, juntamente com um funcionário, dei início às operações na Gráfica Irmãos Ribeiro, empresa mãe, da qual originaram todos os outros empreendimentos do grupo”, disse emocionado o mais experiente dos Ribeiro. Para ele é muito gratificante ver uma empresa que começou com apenas duas pessoas, atualmente empregar mais de 80 funcionários. “Sempre tive comigo a certeza de que as máquinas sozinhas não vão a lugar algum. É preciso, por trás delas, a presença do ser humano, para que o conjunto funcione harmonicamente”, comentou, afirmando que “apesar da crise mundial bater em nossas portas, se permanecermos unidos, conseguiremos ultrapassá-la e nos tornarmos ainda mais forte”.

Com 31 anos de empresa, Geraldo Amorim de Oliveira, um dos funcionários homenageados relatou que o Grupo Irmãos Ribeiro é como se fosse uma grande família. “Sinto orgulho de fazer parte desta empresa a mais de três décadas. Para mim é como se fosse minha segunda família. Meu conselho para as pessoas que entraram para o grupo a pouco tempo, é que persistam e trabalhem com afinco, que a recompensa virá no final”.

Outro grande homenageado da noite foi o funcionário Pedro Bispo dos Santos Filho, que há 33 anos ajuda a consolidar o crescimento do Grupo Irmãos Ribeiro. Dizendo-se não muito chegado ao discurso, foi representado por Balbino Ribeiro Filho, que comentou: “Pedro é um exemplo de cidadão e de funcionário. Conhece tudo de arte gráfica, desde o tempo em que se usava a tipografia. Ele domina como ninguém as composições das tintas de impressão e conhece como poucos cada centímetro do parque gráfico”, disse Balbino, estendendo os parabéns a todos os homenageados da noite.

Os funcionários que receberam placa de agradecimento foram:
José Carlos Pereira
Juliana Guimarães Souza
Orival Monteiro de Matos
Maria Lúcia Nascimento Barbosa
Waldeque dos Santos
Pedro Bispo dos Santos Filho
Geraldo Amorim de Oliveira
Aurindo Sateles Alves

Voltar | Imprimir